O que faz então o aluno estar motivado para aprender? Como o professor pode auxiliar seus alunos no despertar para as matérias e disciplinas? Que motivações o aluno tem para aprender? Como o ser humano aprende?
TEZOLIN (2003) explica que nosso cérebro acumula informações em três regiões: consciente, subconsciente e inconsciente e que a cada nova experiência que vivemos temos a oportunidade de combinar informações já incorporadas anteriormente com as obtidas nesta nova situação. O resultado da combinação entre o que já sabemos e a nova experiência é um novo conhecimento que será acumulado no consciente e, posteriormente, no subconsciente. Quando expostos a uma terceira situação, podemos evocar esse conhecimento acumulado, trazendo-o para o consciente. No entanto, para que a informação passe de uma região para outra, ela precisa atravessar uma zona de turbulência. Para que haja uma nova e significativa aprendizagem, o conhecimento prévio deve fluir naturalmente de uma região para outra e, para que haja essa passagem natural, devemos diminuir a turbulência nessa área.
Conforme TEZOLIN (2003) o novo conhecimento fica por pouco tempo no consciente e a passagem do consciente para o subconsciente é mais fácil porque acontece enquanto dormimos e nosso organismo se mantém relaxado.
Então o que podemos fazer para facilitar a passagem do conhecimento prévio do subconsciente para o consciente e assim conseguir fazer uma conexão mais resistente entre esse conhecimento e a nova situação vivida?
Para CURY (2003) dez técnicas compõem o "Projeto Escola da Vida" que objetiva "... a educação da emoção, a educação da auto-estima, o desenvolvimento da solidariedade, da tolerância, da segurança, do raciocínio esquemático, da capacidade de gerenciar os pensamentos nos focos de tensão, da habilidade de trabalhar perdas e frustrações. Enfim, formar pensadores.".
Uma delas é a Música ambiente em sala de aula que, para CURY (2003), contribui para desacelerar o pensamento, aliviar a ansiedade, melhorar a concentração, desenvolver o prazer de aprender e educa a emoção. Dessa forma, o fluxo de informações do subconsciente para o consciente no momento da aula ocorre com maior facilidade e rapidez, contribuindo assim para uma aprendizagem mais expressiva e duradoura.
As outras nove técnicas apresentadas por CURY (2003) para desenvolver o "Projeto Escola da Vida" e construirmos a "Escola dos Nossos Sonhos" são:?
·Sentar em círculo ou em U, para que seja trabalhada a habilidade de participação e construída a idéia de coletividade entre os integrantes da turma e professor;
·Exposição interrogada, através da qual o professor exercita a arte de interrogar, instigando seus alunos a pensar por meio de desafios propostos;
·Exposição dialogada, quando o professor pergunta e estimula seus alunos à participação, debelando a timidez e melhorando a concentração;
·Ser contador de histórias, criando clima de confiança e descontração, educando a emoção e dando significado ao que é trabalhado;
·Humanizar o conhecimento, dando a oportunidade aos alunos de conhecerem as ansiedades, os medos, os erros e a vida daqueles que construíram os conceitos estudados em sala de aula, para que percebam que foram pessoas normais como eles;
·Humanizar o professor, desmistificando a idéia de um profissional sem sentimentos e emoções, cruzando as experiências e aprendizagens dele com a dos alunos, contribuindo assim para socialização, afetividade e valorização do "ser";
·Educar a auto-estima, elogiando sempre antes de criticar e evidenciando a importância que cada ser humano tem, ajudando a educar a emoção, a auto-estima e a resolver conflitos, além de promover a solidariedade;
·Gerenciar os pensamentos e as emoções, resgatando a liderança do eu através do gerenciamento dos pensamentos negativos e das emoções angustiantes;
·Participar de projetos sociais, a fim de desenvolver a responsabilidade social, a solidariedade, o trabalho em equipe, educando-se para a saúde, paz e direitos humanos.
Por fim, não há necessidade de mudanças físicas no meio escolar, mas uma quebra, uma ruptura dos paradigmas vigentes na Educação atual. Técnicas que viabilizam a interação interpessoal ajudam a formar cidadãos capazes de compreenderem e enfrentarem as situações conflituosas que a vida impõe, além de serem sensíveis ao problema do outro e do planeta.
TEZOLIN (2003) explica que nosso cérebro acumula informações em três regiões: consciente, subconsciente e inconsciente e que a cada nova experiência que vivemos temos a oportunidade de combinar informações já incorporadas anteriormente com as obtidas nesta nova situação. O resultado da combinação entre o que já sabemos e a nova experiência é um novo conhecimento que será acumulado no consciente e, posteriormente, no subconsciente. Quando expostos a uma terceira situação, podemos evocar esse conhecimento acumulado, trazendo-o para o consciente. No entanto, para que a informação passe de uma região para outra, ela precisa atravessar uma zona de turbulência. Para que haja uma nova e significativa aprendizagem, o conhecimento prévio deve fluir naturalmente de uma região para outra e, para que haja essa passagem natural, devemos diminuir a turbulência nessa área.
Conforme TEZOLIN (2003) o novo conhecimento fica por pouco tempo no consciente e a passagem do consciente para o subconsciente é mais fácil porque acontece enquanto dormimos e nosso organismo se mantém relaxado.
Então o que podemos fazer para facilitar a passagem do conhecimento prévio do subconsciente para o consciente e assim conseguir fazer uma conexão mais resistente entre esse conhecimento e a nova situação vivida?
Para CURY (2003) dez técnicas compõem o "Projeto Escola da Vida" que objetiva "... a educação da emoção, a educação da auto-estima, o desenvolvimento da solidariedade, da tolerância, da segurança, do raciocínio esquemático, da capacidade de gerenciar os pensamentos nos focos de tensão, da habilidade de trabalhar perdas e frustrações. Enfim, formar pensadores.".
Uma delas é a Música ambiente em sala de aula que, para CURY (2003), contribui para desacelerar o pensamento, aliviar a ansiedade, melhorar a concentração, desenvolver o prazer de aprender e educa a emoção. Dessa forma, o fluxo de informações do subconsciente para o consciente no momento da aula ocorre com maior facilidade e rapidez, contribuindo assim para uma aprendizagem mais expressiva e duradoura.
As outras nove técnicas apresentadas por CURY (2003) para desenvolver o "Projeto Escola da Vida" e construirmos a "Escola dos Nossos Sonhos" são:?
·Sentar em círculo ou em U, para que seja trabalhada a habilidade de participação e construída a idéia de coletividade entre os integrantes da turma e professor;
·Exposição interrogada, através da qual o professor exercita a arte de interrogar, instigando seus alunos a pensar por meio de desafios propostos;
·Exposição dialogada, quando o professor pergunta e estimula seus alunos à participação, debelando a timidez e melhorando a concentração;
·Ser contador de histórias, criando clima de confiança e descontração, educando a emoção e dando significado ao que é trabalhado;
·Humanizar o conhecimento, dando a oportunidade aos alunos de conhecerem as ansiedades, os medos, os erros e a vida daqueles que construíram os conceitos estudados em sala de aula, para que percebam que foram pessoas normais como eles;
·Humanizar o professor, desmistificando a idéia de um profissional sem sentimentos e emoções, cruzando as experiências e aprendizagens dele com a dos alunos, contribuindo assim para socialização, afetividade e valorização do "ser";
·Educar a auto-estima, elogiando sempre antes de criticar e evidenciando a importância que cada ser humano tem, ajudando a educar a emoção, a auto-estima e a resolver conflitos, além de promover a solidariedade;
·Gerenciar os pensamentos e as emoções, resgatando a liderança do eu através do gerenciamento dos pensamentos negativos e das emoções angustiantes;
·Participar de projetos sociais, a fim de desenvolver a responsabilidade social, a solidariedade, o trabalho em equipe, educando-se para a saúde, paz e direitos humanos.
Por fim, não há necessidade de mudanças físicas no meio escolar, mas uma quebra, uma ruptura dos paradigmas vigentes na Educação atual. Técnicas que viabilizam a interação interpessoal ajudam a formar cidadãos capazes de compreenderem e enfrentarem as situações conflituosas que a vida impõe, além de serem sensíveis ao problema do outro e do planeta.
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