Nos dias 22 e 23 de outubro serão aplicadas as provas do ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio. A cada edição, a avaliação atrai mais interessados, e este ano não foi diferente - são cerca de 5 milhões de inscritos. Com a data próxima e a concorrência cada vez maior, o nervosismo e os pensamentos negativos podem ser os grandes vilões dos estudantes em avaliação.
Para o psicólogo Fernando Elias José, especialista há mais de 10 anos em ciências cognitivas, preparar a mente neste momento é fundamental para conseguir aplicar todo o conteúdo estudado para as provas. “Em primeiro lugar, o estudante deve buscar a origem dessas frases negativas para fazer um trabalho de mudança de crenças. Assim que estiver com esse pensamento claro, as frases a serem usadas são: eu vou passar porque fiz a construção necessária para o meu conhecimento; tenho capacidade de ser aprovado porque o meu histórico escolar e de vida me dão essa possibilidade, e assim por diante. A ideia é programar o pensamento com dados baseados na realidade.” afirma Fernando.
Fernando Elias José é psicólogo, mestrando em Cognição Humana na PUCRS, especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental pela WP Centro de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental, com Curso de Extensão em Psicoterapia Cognitiva na UFRGS. Ministra palestras e é membro da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas. Há doze anos dedica-se à pesquisa em Ciências Cognitivas e vem trabalhando com preparação para provas e concursos. Realiza também atividades como consultor comportamental em empresas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado.