terça-feira, 13 de setembro de 2011

O que as escolas precisam aprender - Parte 6

Exemplo fácil de seguir.

Conviver com pessoas diferentes.

POR QUE É IMPORTANTE: aproximar crianças e adolescentes de grupos de diferentes classes sociais, etnias e opções sexuais é uma das maneiras de diminuir preconceitos. A ação prepara as crianças para um mundo mais aberto, em que entender diferenças facilita a comunicação e o trabalho em equipe.
COMO ENSINAR: no colégio Santa Maria, em São Paulo, o contato com o mundo fora do trajeto casa-escola começa na pré-escola. As professoras mostram às crianças de 4 e 5 anos a diferença entre suas casas e as de quem mora na favela. São diversas as atividades ao longo do ensino fundamental, incluindo viagens ao Vale do Ribeira. No ensino médio, os alunos podem optar entre reforçar a equipe de uma creche e animar crianças de um hospital, ambos de bairros pobres.
"Aqui a educação vai além dos muros. Queremos que a realidade seja mostrada pela experiência", diz o professor e coordenador do ensino médio Paulo Felipe. É o que experimentou Lia Spadini da Silva, do 2o ano do ensino médio. Aos 14 anos, em vez de passar as tardes de sexta-feira no shopping com as amigas, ela entrava na favela Americanópolis para ajudar a cuidar das 80 crianças da creche São Judas. "Você entra em um lugar diferente daquele a que está acostumada", afirma. A pintura simples e as paredes enfeitadas com desenhos chamaram a atenção de Lia, habituada às paredes brancas de sua casa. A estudante diz que aprendeu a valorizar as coisas simples de seu cotidiano ao observar o cuidado com que as crianças lidavam com seus brinquedos. "A gente sabe que existe essa outra realidade, mas a sensação é diferente quando você está olhando nos olhos da criança e ela diz que seu 
pai foi morto ou está preso", afirma. "Aquelas crianças foram os maiores professores que eu poderia ter."

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