segunda-feira, 18 de julho de 2011

Viagem do Conhecimento - A maior olímpiada de geografia do Brasil




Desafio National Geographic é a maior olimpíada de Geografia do Brasil. Em sua quarta edição, o evento integra o projeto Viagem do Conhecimento, idealizado pela revista National Geographic Brasil e realizado pela Editora Abril.

Objetivos

- Estimular jovens estudantes de Ensino Fundamental e Ensino Médio, com seus núcleos familiares e escolares, a conhecer melhor o espaço, o país e o mundo onde vivem;
- Disseminar a cultura de viagem como experiência para ampliar o conhecimento do Brasil e do mundo;
- Contribuir para a melhoria da qualidade de ensino da disciplina de Geografia e áreas afins;
- Propiciar o enriquecimento do trabalho de professores em escolas públicas e particulares, contribuindo para sua valorização profissional;
- Incentivar estudantes e educadores a avaliarem as relações sociedade-natureza sob uma perspectiva crítica, ética, solidária e sustentável.

PREMIAÇÂO:
Os alunos selecionados ns fases locais e regionais são premiados com viagens a cidade indicada pelo Comitê Gestor para sediar a Fase Final acompanhados pelos pais e professores responsáveis para participarem a FASE FINAL. Haverá uma intensa programação cultural e turistica pela cidade, além de um trabalho de campo acompanhado pela equipe pedagogica.


VEJA DEPOIMENTO




Jackson é de Campina Grande, PB. Ele esteve entre os cinco melhores classificados da fase final do Desafio National Geographic. Confira sua experiência.




"Desafio. Milhares de homens durante a História já foram provocados por esta palavra. Reis e rainhas, imperadores e imperatrizes, navegadores, exércitos gigantescos, populações inteiras... Todos, movidos por um desafio, já foram capazes de dar até sua última gota de suor, para derrubar obstáculos, alcançar seus objetivos. E foram movidos por um desafio, que 460 mil estudantes de todos os cantos do Brasil mergulharam em uma verdadeira viagem em busca pelo conhecimento. Milhares de jovens foram instigados a pesquisar, aprender, pensar, criticar e desenvolver idéias e opiniões acerca de diversos assuntos interdisciplinares, que de uma forma perspicaz e encantadora se conectam entre si.



E entre esses 460 mil, estava eu, que sempre viu desafios como oportunidades fascinantes, os quais nos fazem adquirir experiências, muitas vezes essenciais em nossas vidas. Sempre gostei de ler e, através disso, aprender mais. Com o Desafio National Geographic, vi o quanto isto é importante em nossas vidas. Possibilita-nos entender o mundo de forma mais construtiva, vê-lo com outros olhos.



Dentre esses milhares de estudantes, apenas 20 alcançaram a Fase Final. 20 jovens com sede de aprender, de vencer desafios. 20 vencedores. Eu era um deles, o que me deixou extremamente feliz, por sinal. Conheci novas pessoas, diferentes sotaques, gírias e culturas, enfrentei obstáculos, tive novas vivências surpreendentes. Muitas diferenças, mas, que com o decorrer do tempo, se constituíram em um elo de união, de amizade. Todos compartilhando risadas, brincadeiras e conhecimento. Pudemos conhecer a gigantesca São Paulo, seus problemas, sua história, seus moradores e seu modo de vida, todos interconectados, que fazem desta metrópole única. Deparamos-nos com muitos lugares, que revelavam, através de suas particulares histórias, detalhes e significados, a multicultural e histórica identidade da capital paulista, que faz jus ao merecido lema “Non ducor duco” (“Não sou conduzido, conduzo”).

Uma experiência única, inesquecível, onde pude cultivar amizades e aprendizados. Por tudo isso, vou levar a Viagem do Conhecimento por toda a minha vida. E, quando olhar para trás, verei o quanto valeu a pena participar desse desafio, no qual não surgiram apenas cinco vencedores, mas milhares, que receberam como prêmio algo inigualável: conhecimento. Afinal, não há vida sem conhecimento."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.